top of page

Perguntas Frequentes

Vou continuar pagando conta de energia após a instalação do meu sistema?

Sim, após a instalação do seu sistema de energia solar você continuará pagando a tarifa de iluminação pública que é um tributo municipal e a tarifa de disponibilidade, essa tarifa de disponibilidade irá permitir que você use o sistema de créditos com uma concessionária de energia. Tudo o que você produzir em excedente durante o dia será inserido na rede e você poderá consumir no período da noite ou em dias com menor geração.

Consigo transferir minha energia para outro lugar?

Sim, desde 2012 a Aneel permite que os brasileiros produzam sua própria energia, permitindo também que utilizem as redes da concessionária para transferir essa energia para outros Imóveis que estejam no mesmo CPF ou CNPJ. Esta modalidade chama-se autoconsumo remoto e é permitida apenas se os imóveis estiverem conectados na mesma concessionária.

O equipamento faz barulho?

Os equipamentos de energia solar costumam ser muito silenciosos, até mesmo os mais potentes que possuem ventoinhas para refrigeração tem controle de ruído. Quando tratamos dos microinversores, além de serem silenciosos eles são instalados embaixo das placas, sobre os telhados, não alterando em nada na estética de imóvel.

Os equipamentos de energia solar costumam ser muito silenciosos, até mesmo os mais potentes que possuem ventoinhas para refrigeração tem controle de ruído. Quando tratamos dos microinversores, além de serem silenciosos eles são instalados embaixo das placas, sobre os telhados, não alterando em nada na estética de imóvel.

Como saber qual equipamento eu preciso?

O equipamento de energia solar é dimensionado de acordo com a quantidade de energia que você utiliza, essa quantidade se dá em quilowatt-hora (kWh).  Você pode encontrar essa unidade de medida na sua conta de energia ou de acordo com o projeto elétrico do seu imóvel. Nós da SDB Solar fornecemos para você um orçamento conforme a sua necessidade, dimensionamos seu equipamento pensando no consumo atual e na sua perspectiva de futuro.

Como o sistema funciona a noite?

No período da noite você continuará utilizando a energia fornecida pela concessionária, esta energia será contabilizada seu relógio e abatida pelos créditos que você produz de energia solar e injeta na rede durante o dia.

E se acabar a energia da rua?

De acordo com a lei brasileira que regulamenta a energia solar, caso falte energia da concessionária o equipamento deve desligar automaticamente, sendo assim caso falte energia na rua você também ficará sem energia. Isso ocorre para dar segurança aos eletricistas que farão a manutenção da sua rede.

Perguntas frequentes: Perguntas frequentes

Preciso dar manutenção no meu equipamento?

A manutenção da energia solar é muito baixa, as placas precisam ser lavadas dependendo da localidade com uma frequência de 6 meses a 1 ano. Os equipamentos precisam ser vistoriados preventivamente para verificar a integridade das conexões e cabos.

O equipamento resiste a chuvas de granizo?

O equipamento é construído com materiais resistentes, estes foram projetados para ficar expostos às intempéries da natureza. As placas de energia solar são construídas com vidro temperado de alta resistência e são capazes de suportar chuvas até mesmo de granizo. A estrutura que compõe a fixação das placas é feita em alumínio e aço inoxidável garantindo uma longa vida útil ao equipamento.

Como eu acompanho minha geração energia?

A SDB trabalha com equipamentos com conexão wi-fi, sempre que conectados à sua internet eles irão fornecer dados para o aplicativo de celular e site para monitoramento da sua geração. Toda energia produzida será contabilizada pelo seu sistema de monitoramento e a energia que foi injetada na rede será contabilizada pelo novo medidor instalado pela sua concessionária.

Tem que quebrar a parede ou trocar a fiação para instalar meu equipamento?

Para instalação de energia solar não é necessário realizar alterações na rede interna, nos casos de geração superior à demanda contratada será necessário apenas adequação do padrão da concessionária, o equipamento será projetado de acordo com a necessidade energética e estética do cliente, mas fique tranquilo, ao realizarmos o seu orçamento e vistoria iremos te ajudar com todos os detalhes.

Quanto vou gastar? Posso parcelar?

Para saber o quanto você vai investir no seu projeto fotovoltaico, entre em contato conosco e faça um orçamento, temos parceria com BV Financeira, Santander Financiamentos e Banco Sicredi, além disso, temos desconto para pagamento a vista e outras condições de pagamento flexíveis.

Se o tempo ficar fechado durante uma semana, vou ficar sem energia?

Nos períodos em que a irradiação solar é menor como os dias de chuva, a geração de energia vai ocorrer normalmente, porém, reduzida. Caso essa geração não seja suficiente para suprir sua necessidade energética, a conexão com a rede da concessionária irá te fornecer energia. Ao final do mês este consumo da rede será deduzido dos seus créditos acumulados nos dias de maior geração.

O financiamento tem carência? Posso começar a pagar depois que eu estiver gerando?

Sim, dentre as nossas opções de financiamento temos carência de até 120 dias para começar a pagar e sem entrada. Com financiamento em até 120 vezes você pode pagar parcelas menores do que você paga hoje de energia. Muitos de nossos clientes começaram a pagar somente depois que sua fatura de energia reduziu para a conta mínima.

bottom of page